Museus do Recife contam com programação gratuita durante 12ª Primavera dos Museus - TV Pernambuco

Notícias

Museus do Recife contam com programação gratuita durante 12ª Primavera dos Museus

Museu do Homem do Nordeste (Muhne) tem programação gratuita durante toda a semana. (Foto: Gil Vicente/Fanzine/Fundaj)

Celebrar a educação em museus é o tema da 12ª Primavera dos Museus, que acontece até o domingo (23) em todo o país. No Recife, vinte e um institutos contam com programação especial e, muitas vezes, gratuita. Nesta segunda (17), o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) promove o debate “Museus, Educação e Comunidades” sobre a preservação da memória e patrimônio cultural nos grupos sociais. Silvia Barreto, da Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Vera Galvão, do Museu de Arte Popular Vera Galvão, e Edy Rocha, da ONG Saber Viver, encabeçam a roda de diálogo a partir das 13h30.

Já na sexta (21), a partir das 15h, grupos de escolas convidadas ocupam o museu para apresentações de cultura popular. O Muhne está com visitação livre durante a semana, além de debates e visitas guiadas em parceria com o Museu Murillo La Greca e a Fundação Gilberto Freyre, na Zona Norte do Recife. Para participar do circuito dos museus, que encerra a programação no sábado (22), é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail circuitodemuseusrecife@gmail.com. As atividades também fazem parte do ano de comemoração dos 40 anos do museu e 70 anos da Fundaj.

O Museu da Abolição realiza o “Seminário de Educação Museal: das Incertezas, os Futuros”, que começa nesta segunda e segue até a quarta (19), das 14h às 19h. É necessário se inscrever no site do Paço do Frevo. Na sexta, haverá a abertura do memorial do Sobrado Grade da Madalena, a partir das 15h. A programação é uma parceria com Paço do Frevo, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) e Rede de Educadores em Museus de Pernambuco (Remic-PE). Todos os museus participantes da semana de eventos podem ser consultados neste link.

A temporada cultural da Primavera dos Museus é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e está na 12ª edição. O tema deste ano é “Celebrando a educação em museus” e pretende realizar discussões pelo país sobre os desafios de práticas educativas nos centros e institutos culturais.