Mulheres na Marcha da Maconha é assunto do #TVPEnoAR - TV Pernambuco

#TVPEnoAR

Mulheres na Marcha da Maconha é assunto do #TVPEnoAR

Bastidores do #TVPEnoAR com Ingrid Farias, Edson Cruz Fly e Fran Silva. (Foto: Divulgação/TV Pernambuco)

O ativista Edson Cruz Fly, do Núcleo de Comunicação Caranguejo Uçá, é mais um dos convidados do #TVPEnoAR e esteve nos nossos estudios na quarta (7). A participação das mulheres na Marcha da Maconha foi um dos temas trazidos por Fran Silva e Ingrid Farias, integrantes da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa).

A Marcha da Maconha acontece no mês de março em diversas cidades do País e surgiu com o viés da descriminalização para o uso e plantio da erva. De acordo com Ingrid, apenas quando as mulheres se juntaram à mobilização que a pauta ganhou mais contexto político e coletivo, indo além das demandas individuais.

“Hoje, a política de drogas aqui no Brasil é um dos únicos motivos que autoriza o Estado a entrar nas periferias, nas casas – sem mandato -, a matar pessoas, enfim, dizendo que são traficantes. E a gente entende que, a partir da chegada das mulheres na Marcha, essas pautas sobre o racismo, sexismo e violência, sobre a política de drogas numa perspectiva mais ampla foi introduzida. A marcha passa a não ser apenas sobre a maconha, mas contra o genocídio do povo negro, uma marcha contra a estigmatização das pessoas que usam drogas, uma marcha que é contra a retirada dos filhos das mulheres que são moradoras de rua e usuários de drogas”, explica.

A entrevista completa você pode conferir no #TVPEnoAR, que é exibido de segunda a sexta, às 19h30, horário de Pernambuco. O sinal digital da TVPE no Recife e região é o 28.2. Em Caruaru e região, o canal é o 12.1.