Mudança no Secretariado em Pernambuco - TV Pernambuco

Notícias

Mudança no Secretariado em Pernambuco

Empossado neste mês como novo governador de Pernambuco após a saída de Eduardo Campos, o caruaruense João Lyra teve como uma de suas primeiras ações empossar novos secretários de governo para algumas pastas importantes, como da Casa Civil e a de Ciência e Tecnologia.

Confira a posse dos novos secretários na reportagem de Álvaro Filho e veja os novos nomes à frente das pastas estaduais.

CHEFIA DO GABINETE DO GOVERNADOR: Rubens Júnior
Nascido em Caruaru, Rubens Rodrigues da Silva Júnior tem 51 anos, é radialista e formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e pós-graduado em Gestão Pública pela Fafica. Desde 2007, atua como gerente de articulação da Vice-Governadoria do Estado de Pernambuco.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: José Neto
José Francisco Cavalcanti Neto nasceu no Recife, em 15 de dezembro de 1971. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. É auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde exerceu as funções de assessor técnico da Controladoria de Controle Externo e de diretor departamental, entre outros. Em janeiro de 2011, foi nomeado secretário-executivo de Coordenação Institucional da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.

SECRETARIA DA CASA CIVIL: Luciano Vásquez
Luciano Vasquez Mendez nasceu no Recife, em 29 de setembro de 1964. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Direito Eleitoral e Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB). Desde 2007, é presidente do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe), que saiu de uma crônica situação financeira e transformando-o no maior laboratório público do País. Presidiu também a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), por dois mandatos (2009 a 2013).

SECRETARIA DAS CIDADES: Evandro Avelar
Evandro José Moreira de Avelar é engenheiro civil. Desde 2009, passou a integrar a equipe da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, tendo atuado como secretário de Serviços Urbanos e Obras (2009 a 2012) e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, desde 2013.

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: José Bertotti
José Antônio Bertotti Júnior, 44 anos, é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Boa Viagem. Atuou no Governo do Estado, como secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, desde janeiro de 2013.

SECRETARIA DA FAZENDA: Décio Padilha
Décio José Padilha da Cruz, 43 anos, é pernambucano, formado em Administração pela Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). Em dezembro de 2012, passou a comandar a Secretaria Estadual da Administração.

SECRETARIA DE IMPRENSA: Ivan Maurício
Ivan Maurício Monteiro dos Santos nasceu no Recife, em 19 de junho de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atuou como repórter e editor de veículos como Diário da Noite, Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Vanguarda, O Globo e revista Manchete. Participou da chamada Imprensa Alternativa durante o regime militar, sendo correspondente para o Nordeste dos jornais Opinião e Movimento, tendo sido também colaborador dos jornais Coojornal, Versus, Extra, Mais Um e O Pasquim. Venceu o Prêmio Esso de Jornalismo – Região Nordeste em 1978. Foi diretor geral da TV Pernambuco e chefe de gabinete do então prefeito de Olinda, Germano Coelho (1982), além de ter presidido a Empresa de Urbanização e Desenvolvimento Integrado de Olinda (URB Olinda) e diretor-geral do Centro de Preservação dos Sítios Históricos da Prefeitura de Olinda. Foi fundador, integrante da executiva nacional e primeiro presidente do PSB em Pernambuco. É diretor de Conteúdo do portal O Nordeste, além de ter publicado cinco livros.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: Carlos Cavalcanti

Carlos André Cavalcanti, 46 anos, nasceu no Recife. Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestre em Desenvolvimento Territorial Rural pela Universidade de Córdoba, na Espanha. Em 2011, ingressou na gestão estadual, como gerente de Integração de Políticas e Programas da SEMAS, passando também pela Superintendência Técnica e pela Gerência Geral de Desenvolvimento Sustentável. Em fevereiro de 2013, assumiu a diretoria de recursos florestais e biodiversidade da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), e em dezembro foi nomeado presidente do órgão.

SECRETARIA DE MICROEMPRESA: Osiris Caldas
Osíris Lins Caldas Neto nasceu em 23 de junho de 1966. Formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atuou como consultor empresarial, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), secretário-executivo da Prefeitura de Caruaru (2009 a 2010) e diretor financeiro da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep), cargo que exercia desde 2013.

SECRETARIA DE SAÚDE: Ana Maria Albuquerque
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, residente desde 1986 na cidade de Recife. Formada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), com especialidade na área de Pediatria. Em 2011, se tornou superintendente de Interiorização do IMIP, e dois anos depois superintendente geral adjunta da instituição hospitalar.

SECRETARIA DE TURISMO: Romeu Baptista
Empresário do ramo hoteleiro, Romeu Neves Baptista atuou como diretor da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), entre 1985 e 1989. Desde 2007, vinha atuando como Administrador Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.