Miró e uma das filhas de Lilith no Cine Pendrive deste sábado (24) - TV Pernambuco

Notícias

Miró e uma das filhas de Lilith no Cine Pendrive deste sábado (24)

O Cine Pendrive deste sábado (24/12), véspera de natal, é sobre a história do poeta Miró, contada no filme de Wilson Freire (Roteiro e Direção). O morador da Muribeca, bairro do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, preto, pobre, poeta e periférico, com um talento sem dimensão com a palavra. Um poeta para quem “merece um tiro quem inventou a bala”. Ou que “o homem que matou um tem o peso de quatro”. Miró, em suas palavras exatas, é capaz de mostrar o que é servido no café da manhã do grande Recife em ondas médias e curtas.

O filme traz ainda o depoimento de outros poetas, artistas ou estudiosos da Literatura Lucila Nogueira, Jomard Muniz de Britto, André Telles, Cida Pedrosa, Rinaldo e outros.

O curta “Miró, Preto, Pobre, Poeta e Periférico”, segundo Wilson Freire foi filmado num “esquema de guerrilha. Em um dia conseguimos coletar todo material e no dia seguinte estávamos montando o filme sobre a vida e a poesia de João Cláudio Flávio Cordeiro da Silva, o Miró.” Que para o realizador Wilson Freire tem uma importância semelhante – “é uma reencarnação” – do poeta Solano Trindade.

O Cine Pendrive vai ao ar às 17h30, na TV Pernambuco. Com reprise no mesmo horário, às terças feiras. Não perca também a reprise do filme “Miró, Preto, Pobre, Poeta e Periférico”, na próxima terça (27/12).

Na mesma edição de Natal do Cine Pendrive, vamos conhecer o clima envolvente da festa natalina de Úrsula, uma das 26 Liliths, esta de autoria da cineasta Luci Alcântara. Interpretada por Brigitt Syock, transsexual pernambucana.

O filme tem trilha sonora original, em inglês, cantada por uma francesa e inspirada na versão da própria Luci para o poema de Cida Pedrosa, que inspirou este e os 26 filmes poemas do projeto “Olhares sobre Lilith” – Edição Imagética do “As Filhas de Lilith”, com a coordenação de Tuca Siqueira e Alice Gouveia.

Brigitt Syock como Úrsula de Luci Alcântara 3 - Foto Suchi Barbosa

Brigitt Syock interpreta Úrsula de Luci Alcântara 3 - Foto Suchi Barbosa

Serviço: Programa Cine Pendrive
Local: TV Pernambuco
Data: Sábado (24/12) e Terça (27/12)
Horário: 17h30
Filmes: “Miró, Preto, Pobre, Poeta e Periférico” (18 min) e “Úrsula” (3 min). Autores: Wilson Freire e Luci Alcântara