Michele Simões, criadora do blog Guia do Viajante Cadeirante é destaque no Caminhos da Reportagem desta quinta, 23 - TV Pernambuco

Notícias

Michele Simões, criadora do blog Guia do Viajante Cadeirante é destaque no Caminhos da Reportagem desta quinta, 23

De acordo com o último Censo divulgado pelo IBGE, em 2010, existem no Brasil cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Organizadas em grupos ou de forma individual, elas estão cada vez mais empenhadas na luta por direitos essenciais: inclusão na escola e no mercado de trabalho, acessibilidade, saúde e acesso ao lazer e à cultura.

Nessa jornada, a lei 7.853, que foi aprovada em 24 de outubro de 1989, é um marco entre as conquistas do grupo. Os avanços conquistados nesses últimos 25 anos são o tema do Caminhos da Reportagem desta semana. De lá para cá, a incorporação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2006, ao ordenamento jurídico brasileiro e a aprovação da chamada Lei de Cotas foram importantes vitórias.

O acesso adaptado e seguro nas cidades brasileiras para as pessoas com deficiência também é uma batalha ainda em curso, longe de ser vencida, mas que ganhou uma importante aliada.

Em 2013, a designer de moda Michele Simões criou o blog “Guia do Viajante Cadeirante” com dicas para incentivar e facilitar as andanças de deficientes físicos como ela, além de compartilhar experiências.

O programa vai ao ar nesta, quinta-feira, às 22h, na TV Brasil.