Maestro Spok e Otávio Bastos falam sobre frevo no #TVPEnoAR - TV Pernambuco

Notícias

Maestro Spok e Otávio Bastos falam sobre frevo no #TVPEnoAR

O passista Otávio Bastos, do Mexe com Tudo, e Maestro Spok conversaram sobre música nos estúdios da TVPE.


Frevo, forró e jazz foram três dos ritmos que não poderiam faltar na conversa entre o passista Otávio Bastos, do canal Mexe com Tudo, e o Maestro Spok, na terça (25). Os dois estiveram nos estúdios da TVPE, área central do Recife, para gravar mais um episódio do #TVPEnoAR. De um lado, Spok acompanhado do fiel saxofone. Do outro, Otávio colocava os pés para “frevar”. Juntos, os dois lembraram os improvisos com o frevo feitos na performance Misto Quente.

A semelhança entre os ritmos e o diálogo entre música e cidade foram discutidos pelos dois convidados, que não somente compartilham a vivência do frevo, mas também são amigos pessoais. “Música é como uma língua. É possível falar inglês fluentemente como um americano, mas acredito que, para isso, é preciso morar lá. Do mesmo jeito que é possível tocar um jazz com propriedade, mas é preciso entender a alma do povo”, contou Spok, em resposta às provocações de Otávio, que conduz a entrevista.

O frevo Ninho de Vespa, de Dori Caymmi, e a Banda Mantiqueira, de samba e choro, foram citadas pelo maestro como duas das principais influências para a formação da Spok Frevo Orquestra. “É muito difícil a música chamar atenção como o corpo chama. A gente não queria que a música fosse só mais um personagem, queríamos que fosse protagonista. Isso decidimos não ter bailarinos no palco quando formamos a orquestra”, relembra.

A data de estreia do #TVPEnoAR será divulgada em breve e conta com entrevistas de artistas como Lucas dos Prazeres, Flaira Ferro e Helder Vasconcelos.