"Lua Nova do Penar" conta a história do preso político Hiram Pereira de Lima - TV Pernambuco

Notícias

“Lua Nova do Penar” conta a história do preso político Hiram Pereira de Lima

Nesta quarta-feira, 18, a TV Pernambuco exibe o documentário pernambucano “Lua Nova do Penar”, de Leila Jinkings e Sidnei Pires. O filme conta a história do jornalista, ator, poeta e militante comunista Hiram de Lima Pereira, capturado durante a ditadura militar e desaparecido desde janeiro de 1975.

O documentário traz o encontro das quatro filhas do jornalista – Nadja, Sacha Lídice, Zodja e Hânya – além de depoimentos de antigos companheiros de Hiram no Teatro Popular do Nordeste, como Leda Alves e Ariano Suassuna.

“Lua Nova do Penar”, cujo título homenageia a canção “Guarânia da Lua Nova” de Luiz Vieira, foi lançado em São Paulo, em sessão especial no Memorial da Resistência, em São Paulo, em celebração ao centenário de Hiram de Lima Pereira.

O filme já foi exibido em festivais e mostras como o Mumbai Women’s International Film Festival e o Ionian International Digital Film Festival, na Grécia, onde recebeu o prêmio de melhor documentário.

Confira o trailer e saiba mais sobre a história de Hiram Pereira de Lima. “Lua Nova do Penar” será exibido nesta-quarta, 18, às 21h, na TV Pernambuco, canal 46 na Região Metropolitana do Recife, e 12 em Caruaru.