Janela de Cinema inaugura mostra competitiva de longas - TV Pernambuco

Notícias

Janela de Cinema inaugura mostra competitiva de longas

Já tradicional no calendário do audiovisual pernambucano, o Janela Internacional de Cinema do Recife, traz como grande novidade para sua sexta edição a mostra competitiva de longas. Nove filmes, sem divisão entre brasileiros e estrangeiros, disputam o prêmio na categoria. O premiado Tatuagem, do pernambucano Hilton Lacerda, abre a competição no dia 11. O festival segue até o dia 20 de outubro, nos cinemas São Luiz e da Fundação.

Além da nova competição, o Janela dá continuidade à mostra competitiva de curtas, que neste ano teve número recorde de submissões, com mais de mil filmes inscritos. Foram selecionados 19 filmes estrangeiros e 21 nacionais – entre os quais, os pernambucanos Au Revoir, de Milena Times, Deixem Diana em Paz, de Júlio Cavani, e Em Trânsito, de Marcelo Pedroso.

Outro destaque da programação são os programas especiais, com filmes fora de competição. Na coletiva realizada hoje, o diretor artístico do Festival, Kleber Mendonça Filho, destacou a presença do Tomada Única, com exibição de filmes realizados em Super-8 sem intervenção de montagem, e do programa montado pela Universidade do Sul da Califórnia, com filmes raros, realizados por diretores como George Lucas e Richard Kelly, quando eram estudantes.

CLÁSSICOS DO JANELA – Marca registrada do Festival, a sessão Clássicos do Janela – que reexibe clássicos do Cinema – traz filmes com a temática Manifestações, como forma de dialogar com o momento político do país. Na programação, filmes como Faça a Coisa Certa, de Spike Lee, Um Tiro na Noite, de Brian de Palma, e Metropolis, de Fritz Lang, que terá uma exibição especial com música ao vivo, pelo trio argentino Mudos por el Celulóide.

Novidade neste ano, os ingressos para os longa-metragens poderão ser adquiridos antecipadamente, a partir do dia 8 de outubro, por R$ 4 reais (estudantes pagam meia). Para as sessões de curtas, a entrada custa R$ 1. a programação completa está disponível no site do VI Janela Internacional de Cinema do Recife.