Instituto Francês oferece curso gratuito de roteiro e montagem - TV Pernambuco

Notícias

Instituto Francês oferece curso gratuito de roteiro e montagem

A Universidade Federal de Pernambuco, com o apoio da Fundação Gulbenkian de Portugal, oferece gratuitamente estágio em roteiro e montagem, entre os dias 5 e 16 de dezembro. A seleção dos alunos será feita por meio do Laboratório de Imagem e Som (LIS), localizado no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 31/10. Para se candidatar, o interessado deve enviar a ficha de inscrição, o currículo, uma breve carta de intenção e um projeto de filme – mais detalhes sobre o projeto de filme, no site do LIS – e enviar tudo para o email ateliersvaranrecife@gmail.com.

As aulas serão ministradas por dois formadores experientes dos Ateliers Varan nas áreas de direção e montagem. Em um período de duas semanas, os participantes deverão pesquisar e escrever roteiros em torno de um tema de grande importância para o Recife, a água. Na ementa, princípios do cinema direto, (as técnicas de abordagem dos personagens, capacidade de improvisação, o trabalho sobre o olhar e a escuta e a construção narrativa). Ao final do curso, os estagiários filmarão uma sequência do seu roteiro, que será editada pelos estagiários em montagem, dispondo assim de um filme-esboço. O candidato precisa ter disponibilidade em tempo integral durante as duas semanas do curso. Em Paralelo ao curso, haverá projeções abertas ao público de filmes de cinema direto seguidos de debates com os formadores dos Ateliers Varan. Para conhecer um pouco mais da história e da metodologia do atelier acesse http://www.ateliersvaran.com

Da Assessoria

INSCRIÇÕES: De 10 a 31 de OUTUBRO.
PRIMEIRA FASE DE SELEÇÃO PUBLICADA: 08 DE NOVEMBRO.
ENTREVISTA COM OS SELECIONADOS: 10 DE NOVEMBRO.
SELEÇÃO FINAL: 16 DE NOVEMBRO.
INÍCIO DO CURSO: 05 DE DEZEMBRO.