"O silêncio é cúmplice da violência", destaca professor da UFPE Benedito Medrado - TV Pernambuco

Notícias

“O silêncio é cúmplice da violência”, destaca professor da UFPE Benedito Medrado

Hoje (06/12) é o dia que marca a mobilização com o objetivo de envolver os homens no enfrentamento à violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero. O professor de Psicologia da UFPE, Benedito Medrado, convida os homens a se perguntarem “como é que eu posso contribuir para eliminar as formas de violência contra a mulher?”. Confira o vídeo:

A CAMPANHA – No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, e assassinou 14 mulheres. Ao entrar, o atirador ordenou que todos os homens se retirassem do local e, então, começou a atirar nas mulheres presentes, gritando: “vocês são todas feministas?!”. O criminoso suicidou-se em seguida e deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

Foi então lançada a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Nas duas últimas décadas, a campanha já foi implementada em diferentes países da Ásia (Índia, Japão e Vietnã), Europa (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal), África (Namíbia, Quênia, África do Sul e Marrocos), Oriente Médio (Israel), Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001. A Campanha Brasileira do Laço Branco desenvolve atividades em sintonia com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais através de ações em saúde, educação, trabalho, justiça, segurança pública e direitos humanos.

Benedito Medrado destaca a importância da data para que os homens se posicionem e se manifestem a favor da campanha. Para o professor, “o silêncio é cúmplice da violência contra a mulher”. Confira o vídeo: