#GONZAGA100 - Exu preserva até hoje a figura de Luiz Gonzaga - TV Pernambuco

Notícias

#GONZAGA100 РExu preserva at̩ hoje a figura de Luiz Gonzaga

Allan Walbert – Portal EBC -12.12.2012 – 15h39 | Atualizado em 12.12.2012 – 16h36

Exu, localizada no estado de Pernambuco, é uma típica cidade do interior nordestino. Tem a praça da igreja, ruas estreitas com paralelepípedos, casas simples e gente humilde. O calor, típico do sertão, nesta época do ano chega a seus 40°. Se em muito se assemelha às outras regiões sertanejas, apenas ela pode se orgulhar de ser berço do maior representante da música nordestina: Luiz Gonzaga.

O pequeno município, com pouco mais de 30 mil habitantes, preserva até hoje no imaginário popular uma relação de intimidade com a figura do seu ilustre filho. Mesmo cem anos após seu nascimento, Gonzaga ainda é tido como rei. Em uma rápida visita aos principais pontos turísticos da cidade, é possível conhecer um museu em sua homenagem, bustos dos mais variados tipos, além de seu nome estampado em muitos prédios públicos.

Mas é dentro das casas e tendas que se pode ter uma noção mais próxima do que Luiz significa para os exuenses. É comum ver farmácias, padarias, supermercados, bares e restaurantes com fotos dele desde pequeno. Conheça, por exemplo, José Amilton do Araújo – mais conhecido como senhor Araújo. Ele, que expõe na praça da cidade fotos e discos do rei, conta como conheceu Gonzagão.

Confira em vídeo entrevista com o expositor José Araújo
 

Já Neide do Nascimento uniu a popularidade da cidade com os dotes artísticos dela e de sua filha para fazer artesanato de barro e biscuit em alusão ao rei. Veja seu depoimento e imagens das obras.

Confira em vídeo entrevista com a artesão Neide do Nascimento