Fotojornalismo brasileiro é o tema do programa 3 a 1 - TV Pernambuco

Notícias

Fotojornalismo brasileiro é o tema do programa 3 a 1

Gervásio Baptista (Agência Brasil), Orlando Brito (agência Obrito News) e Alan Marques (Folha de S. Paulo)

Gervásio Baptista (Agência Brasil), Orlando Brito (agência Obrito News) e Alan Marques (Folha de S. Paulo)

O programa 3 a 1, exibido na TV Brasil com retransmissão na TV Pernambuco, nesta quarta (2), às 22h, vai abordar o fotojornalismo brasileiro. Você vai conhecer a trajetória de três gerações de fotojornalistas: o veterano Gervásio Baptista, da Agência Brasil, Orlando Brito, da agência Obrito News, e Alan Marques, do jornal Folha de S. Paulo.

Estes craques do fotojornalismo vão contar casos de bastidores da política nacional e das coberturas internacionais, Copas do Mundo e Olimpíadas. Eles aproveitam também para comentar sobre a estética da imagem e as transformações tecnológicas na fotografia.

Gervásio Baptista: Começou a fotografar na década de 30. Usa as lentes para retratar fatos políticos, como o governo de Getúlio Vargas, entre outros presidentes do Brasil. Consideraro um ‘professor’ para os profissionais mais jovens. Ele é autor da famosa foto de JK saudando os brasileiros, levantando a cartola, na inauguração de Brasília e das últimas fotos de Tancredo Neves, vivo no Hospital de Base de Brasília, além de ter registrado a guerra do Vietnã, revolução Cubana, entre outros inúmeros episódios da história recente brasileira.

Orlando Brito: Fotografa desde o governo de Castelo Branco (1964-1967). De origem mineira, já recebeu prêmios no exterior e é autor de várias capas de revistas de grande audiência no país. É dele o registro, em plena ditadura militar, da foto do general Geisel, em calção de banho, em uma praia do Rio Grande do Norte. Também lançou livros sobre fotografia, com registros de temas da política, economia, questões sociais, esportes, entre outros.

Alan Marques: É o mais novo desta geração que participa do programa. Nasceu numa família de fotógrafos e trabalha na área desde o governo Collor (1990-1992). No ano passado lançou o livro “Nunca antes – Uma viagem em 88 fotos pela era Lula”, com imagens do governo Lula (2003-2010).