Filmes de ação: A violência no cinema é a pauta da Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (21) - TV Pernambuco

Notícias

Filmes de ação: A violência no cinema é a pauta da Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (21)

O Revista do Cinema Brasileiro de sábado (21), às 19h30, leva ao público a adrenalina de filmes que retratam a violência urbana, através do cinema de ação. Muitos longas que buscam apresentar uma visão plural da sociedade, abordando questões existenciais, políticas, afetivas e sociais, utilizam deste recurso em suas narrativas para mostrar que, apesar de romanceados, o crime e a violência não compensam.

Maria Luisa Mendonça recebe Milhem Cortaz para uma entrevista no estúdio do Revista. O ator, que esteve no elenco de filmes como Cabra Cega, Assalto ao Banco Central e Tropa de Elite 1 e 2, é um daqueles atores que já devem estar habituados aos tiros, capotagens, explosões e brigas fictícias nos sets de filmagem.

O programa também mostra que a ação pode fazer parte até mesmo de uma comédia, como é o caso de Um Assalto de Fé, filme que marca a estreia da diretora Cibele Amaral nas telonas. O longa conta a história de três pilantras que planejam o assalto a uma igreja evangélica. No elenco, o cantor Falcão interpreta um pastor pop star e o vocalista da banda de reggae Natiruts, Alexandre Carlo, vive um típico assaltante. Em uma entrevista ao programa, a diretora conta detalhes dos bastidores e fala sobre a experiência de dirigir seu primeiro longa.

Também nesta edição, o diretor Afonso Poyart fala sobre o filme Dois Coelhos, projeto em que assina o roteiro e a montagem. Ele fala que o longa surgiu da ideia de juntar dois temas corriqueiros do cotidiano brasileiro: a corrupção e a criminalidade. A partir daí, surge um cidadão comum que resolve fazer justiça com as próprias mãos. Com um elenco formado por Alessandra Negrini, Caco Ciocler e Fernando Alves Pinto, o filme mistura referências e linguagens do mundo pop. O uso de intervenções gráficas em 3D, visual de games e animações fantásticas fizeram com que cada parte do longa contasse com uma equipe de arte diferente e especializada.

O programa exibe ainda uma entrevista com Sérgio Farjalla Jr., responsável pelos efeitos especiais de filmes como Assalto ao Banco Central, Tropa de Elite 2, Nosso Lar, Salve Geral, O Homem do Ano e longas internacionais como Crepúsculo, Velozes e Furiosos 5 e Os Mercenários.

Também na edição deste sábado, uma entrevista com Wolney Atalla, diretor de Sequestro, documentário lançado em 2009. Foram quatro anos registrando o trabalho da divisão anti-sequestro da polícia de São Paulo. Através de suas lentes, o diretor registrou imagens impactantes de flagrantes de negociação com bandidos e da libertação de vítimas. A intimidade das famílias dos reféns, o dia-a-dia dos policiais, tudo foi acompanhado de perto pela equipe de filmagem, que chegou a ficar 30 dias na casa de uma única família, compartilhando a angústia dos parentes.

Apresentação: Maria Luisa Mendonça

Coprodução TV Brasil e MAltberg

 Da TV Brasil