Expedições revela a riqueza cultural das cidades históricas do Ciclo do Ouro em Minas Gerais - TV Pernambuco

Notícias

Expedições revela a riqueza cultural das cidades históricas do Ciclo do Ouro em Minas Gerais

Expedições de terça (3), às 19h30, viaja pelos mais de mil quilômetros do caminho que moldou a sociedade brasileira do século XVIII: a Estrada Real. Aberta para ligar o litoral do Rio de Janeiro às ricas cidades do Ciclo do Ouro, virou o caminho oficial para a circulação do ouro extraído das minas, e se tornou a espinha dorsal de uma nova cultura. Num tempo em que a corrida por riquezas atraiu gente de todo o Brasil e da Europa para as Minas Gerais.

Paula Saldanha e Roberto Werneck viajam pelas cidades históricas surgidas nessa época, revelando suas histórias e suas belezas: Paraty, São João Del Rey, Tiradentes e Ouro Preto, entre outras. O percurso inclui ainda áreas de natureza preservada, como o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque Estadual do Itacolomi.

Nessa viagem, Expedições revela ainda um aspecto menos alardeado, mas nem por isso menos rico, da Estrada Real: as fazendas seculares, hoje bem preservadas, que abasteciam as cidades e alimentavam uma verdadeira horda de mineradores.

Da Estrada Real do século XVIII para a Estrada Real do século XXI, há pouco mais de dez anos, todo o traçado da Estrada – dividido entre o Caminho Novo, o Caminho Velho, e o Caminho dos Diamantes – vem passando por um processo de revitalização, para se tornar um destino turístico. Uma forma de difundir conhecimento e tornar sustentável a preservação do patrimônio cultural e histórico das Minas Gerais.

Da TV Brasil