Especialistas discutem a divulgação científica na TV - TV Pernambuco

Notícias

Especialistas discutem a divulgação científica na TV

O programa Ver TV desta semana, discute programas que explicam e divulgam a Ciência, em especial a nova versão da série Cosmos. Nesta sexta, a partir das 22h, Lalo Leal recebe o professor Luiz Barco, o físico Daniel Ângelo, e diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São aulo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Mariluce Moura.

Um pálido ponto azul. Assim a Terra foi descrita pelo cientista e astrofísico Carl Sagan, a partir de uma fotografia feita pela sonda Voyager I, em 1990. Para o professor de pós-graduação Luiz Barco – da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – a imagem simboliza o fascínio causado pela ciência. “A matemática, como a física, a biologia, a dança, a poesia, é olhar para o mundo. O mundo está carregado de matemática e poesia”, acrescenta. Luiz Barco é um dos idealizadores e apresentadores da série Arte & Matemática, exibida pela TV Cultura entre 2001 e 2002.

Sagan, considerado o maior divulgador de ciência de todos os tempos, realizou e apresentou, nos anos 1980, a série de TV Cosmos, que trata com simplicidade questões complexas sobre o Universo e o lugar ocupado pelo homem. Cosmos volta agora em nova versão, uma superprodução científica exibida desde março em 170 países e em 48 idiomas. A série é veiculada no Brasil pelo canal National Geographic (NatGeo).

“Imagine só quantas crianças ela (a série original) influenciou”, constata o físico Daniel Ângelo, que assistiu Cosmos pela TV Cultura. Ângelo é um dos apresentadores do programa Ciência em Casa, exibido pelo National Geographic, e do quadro Ciência em Show, do Programa da Eliana (SBT). O apresentador Lalo Leal recebe também Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São aulo, e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.