Especial Herivelto Martins: Compositor de “Ave Maria no Morro” completaria 100 anos em 2012 - TV Pernambuco

Notícias

Especial Herivelto Martins: Compositor de “Ave Maria no Morro” completaria 100 anos em 2012

O Musicograma de sábado (21), às 20h30, traz um especial dedicado ao homem que é considerado uma verdadeira escola de samba: Herivelto Martins. Cantor, compositor, ator, letrista e arranjador, ele estaria completando 100 anos este ano.

No programa, o músico conta sobre sua infância em Paulo de Frontin, sobre a carreira, sobre suas parcerias e sobre o peso de suas composições no mercado. Ele diz que houve uma época em que ele tinha que batalhar pela música para que alguém gravasse. E que, depois de famoso, todo mundo queria gravar suas canções. Explicou que, mais tarde, ele fez novas músicas e que os cantores só queriam gravar as antigas.

Herivelto, assim como muitos artístas de sua época, passou por diversas etapas em sua carreira. A primeira foi com a dupla “Preto e Branco” formada com Francisco Sena, que faleceu em 1935, logo após o reconhecimento do público. A dupla foi reeditada poucos anos depois com Nilo Chagas.

Já tendo Dalva de Oliveira por companheira, Herivelto Martins teve, um dia, a ideia de fazê-la cantar com a dupla Preto e Branco. E as gravações desse ano de 1937 até 1950 fizeram o maior sucesso. Uma apresentação de César Ladeira, na então Rádio Mayrink Veiga, sagrou o nome “Trio de Ouro”, desfeito após a separação do casal.

Entre seus grandes sucessos estão “Praça Onze“, feita a pedido de Grande Otelo, e que arrebatou o primeiro prêmio em concurso de músicas carnavalescas em 1942. “Caminhemos” e “Segredo” foram estrondosos sucessos de 1947. Considerada sua obra prima, “Ave Maria no Morro” é também dessa época.

Outra constante na carreira de Herivelto foi o morro e, sobretudo o povo, que mais o reconheceu em vida. Ele diz que fez a sua música com o único objetivo de ver o povo cantar.

Da TV Brasil