Espaço Ciência realiza uma das maiores feiras de ciência do país, a Ciência Jovem, nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro. - TV Pernambuco

Notícias

Espaço Ciência realiza uma das maiores feiras de ciência do país, a Ciência Jovem, nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro.

convite ciencia jovem em curvas-02-02

Ciência Jovem, uma das maiores feiras de ciência do Brasil, recebe mais de 300 projetos científicos de estudantes e professores

A Ciência Jovem, uma das três maiores feiras de ciência do Brasil, receberá nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro mais de 300 projetos científicos. Além de receber projetos de todos os estados do país, a novidade deste ano é a participação de professores e estudantes do México, Peru, Paraguai e Colômbia. Promovida pelo Espaço Ciência, a feira comemora 21 anos de divulgação científica e educação sendo uma das feiras mais tradicionais do país.

O objetivo da feira é contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas participantes e comunidades.

O público em geral poderá conhecer as novidades da Ciência Jovem. A visita é gratuita e deverá ser realizada por telefone (81) 3183-5531. A feira acontecerá no Classic Hall, com solenidade de abertura às 13h, na quarta(28) e o encerramento será no dia 30/10, a partir das 14h. Espera-se receber nos três dias de feira mais de 10 mil pessoas.

Os projetos são divididos em seis categorias: Iniciação à Pesquisa voltada para estudantes da educação infantil e ensino fundamental I; Divulgação Científica dirigida ao ensino fundamental II; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico voltadas para alunos do ensino médio, Francis Dupuis – Talentos Internacionais voltada para estudantes e professores estrangeiros e Educação Científica dirigida a professores.

Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por cerca de 150 profissionais de diversas áreas, principalmente estudantes e professores de mestrado e doutorado das Universidades Federal e Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), além da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Os primeiros colocados de cada categoria receberão credenciais para as principais feiras nacionais e internacionais com custos de viagem pagos. Medalhas, troféus e certificados também serão entregues aos vencedores.

Este ano, a Ciência Jovem conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Educação de Pernambuco, Instituto Cervantes, UNINASSAU e Instituto Tim.