Espaço Ciência realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco entre os dias 19 e 25 de outubro. Confira a programação: - TV Pernambuco

Notícias

Espaço Ciência realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco entre os dias 19 e 25 de outubro. Confira a programação:

Espaço Ciência é polo destaque nas ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

“Luz, Ciência e Vida” é o tema escolhido para a 12° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 19 a 25 de outubro em todo o Brasil. O Espaço Ciência que é o organizador do evento no Estado e um grande polo de atividades da SNCT, vai trabalhar a temática em homenagem ao Ano Internacional da Luz com uma programação lúdica que envolve show de ciência e seis oficinas. Todas as atividades são gratuitas e podem ser agendadas por telefone (81) 3183-5531.

Também faz parte da programação o Roteiro da Luz, que tem o objetivo de destacar o papel vital da luz na vida cotidiana. Vários experimentos abordarão as mais importantes questões sobre a luz: ótica, energia, astronomia, história e meio ambiente nas diferentes áreas do museu científico.

Os programas itinerantes do Espaço Ciência não ficarão de fora da programação da SNCT. Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos levarão experimentos científicos, planetário digital e exposição de cientistas para o Parque do Jiquiá e as cidades de Itapissuma, Bonito, São Vicente Férrer, Jaboatão, Araçoiaba, Vitória, além das instituições IFPE Recife, Faculdade Joaquim Nabuco e Fundação Joaquim Nabuco.

Programação de Oficinas do Espaço Ciência

Como construir um projetor de baixo custo para smartphones e tablets: Com o advento da tecnologia, tablets e smartphones estão se tornando instrumentos indispensáveis nesse novo cenário da “sociedade conectada”. A proposta dessa atividade é construir de forma simples e barata, um projetor que tem como objetivo principal compartilhar o conteúdo visto na tela de um smartphone, por exemplo, podendo ser aplicado em escolas ou mesmo, em casa.

Da gota d’água ao microscópio: Uma das imagens mais belas produzidas pela natureza é um arco-íris, que acontece pela decomposição da luz, ocasionada por meio de uma gota d’água presente no ar, semelhante ao que ocorre em um prisma. Utilizando essa mesma propriedade da óptica e com o auxílio de um feixe de laser, vamos construir um microscópio de baixíssimo custo e bastante funcional.

Faça seu espectroscópio caseiro: O espectro é assinatura de uma determinada luz. Quando observamos, por exemplo a luz solar a olho nu, não é possível identificar sua verdadeira natureza, composição. Para visualizar a “identidade” daquele feixe de luz é necessário o uso de um espectroscópio.

Câmera fotográfica com latinha de refrigerante: Uma fotografia é uma imagem instantânea capturada num intervalo de tempo muito curto. Nas câmeras analógicas a captura da imagem ocorre pela impressão feita em um filme fotográfico, a luz passa em uma fração de segundos, com a abertura do obturador. Com essa mesma ideia é possível construir uma câmera de baixo custo para impressão de filme fotográfico.

Semáforo: Uma forma de controlar tráfego de pessoas e veículos é por meio de semáforos. Sobretudo, nos grandes centros é possível ver uma quantidade muito grande desses equipamentos, hoje é praticamente impossível imaginar uma cidade sem semáforos. A proposta dessa atividade é além de construir e entender como funciona, também é descobrir a escolha das cores que compõem esse sistema de sinalização de trânsito.

Como criar uma imagem holográfica com tablet: Holografia é uma técnica de registro de padrões de interferência de luz, que podem gerar ou apresentar imagens em três dimensões. Com o uso de um tablet e pedaços de garrafa pet ou acrílico de CD transparente vamos demonstrar como projetar uma imagem holográfica.