Espaço Ciência participa da Semana Nacional de Museus com programação especial - TV Pernambuco

Notícias

Espaço Ciência participa da Semana Nacional de Museus com programação especial

CapaSiteSM
De 16 a 22 de maio, o Espaço Ciência participará da 14ª Semana dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Com o tema Museus e Paisagens Culturais, o evento propõe a valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais. Para participar do evento no Espaço Ciência é necessário agendar visita por telefone (81) 3241-3226.

De 16 a 20 de maio, das 08h às 17h, a programação inclui sete oficinas, Card_EuNoMuseucontação de história e três exposições, além das Trilhas Ecológica e da Descoberta. No final de semana (21 e 22), das 13h30 às 17h, a programação permanece, exceto as oficinas.

O Observatório Astronômico do Alto da Sé, instituição vinculada ao Espaço Ciência, também estará participando da Semana dos Museus. Jogos didáticos, exposição do céu indígena, boliche astronômico, dominó das estrelas, jogo de memória, observação com telescópios, além da Exposição À Próxima Fronteira fazem parte da programação. A entrada é gratuita e não é necessário agendar a visita. O Observatório funciona de terça a domingo, das 16h às 20h.

Durante o evento, instituições museológicas de todo o país poderão postar nas redes sociais com a #semanamuseus2016. O objetivo do Ibram é ampliar o alcance das atividades da Semana dos Museus. Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

Programação Semana Nacional de Museus – de 16 a 22 de maio

OFICINA – Desvendando o céu: Esta atividade é para quem é apaixonado por astronomia. Os participantes vão aprender sobre as diferenças entre os planetas, distâncias e formação.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A história de Tião, o caranguejo aventureiro: Atividade voltada para as crianças. Uma história sobre um caranguejo que sai do manguezal em busca dos culpados pela poluição de seu habitat.

OFICINA – Topografia interativa: Um experimento inédito no Brasil que simula acidentes geográficos. Os visitantes vão entender, por exemplo, como aconteceu o acidente de Mariana, em Minas Gerais.

OFICINA – De olho nas águas do Manguezal: O público irá aprender sobre formas de tratamento da água e propor o melhor método para descontaminação do manguezal.

OFICINA – História da Alimentação: De onde vem o macarrão? E o feijão? Participe desta oficina para aprender de forma divertida como os alimentos chegaram ao Brasil e viraram queridinhos dos brasileiros.

OFICINA – Horta Orgânica: Que tal por a mão na massa? A oficina tem como objetivo ensinar de forma prática a importância e manuseio de uma horta orgânica.

OFICINA – Construa o seu robô: Construa, programe e teste seu robô!

EXPOSIÇÃO – Dengue: uma mostra interativa e gratuita que está aberta ao público em geral, com esclarecimentos sobre a doença em universo multimídia, divertido e ilustrado, visando educar sobre o tema.

OUTROS – Robótica: Com objetivo de levar os visitantes a descobrir o funcionamento da tecnologia de uma maneira divertida, participe das atividades de robótica do Espaço Ciência.

VISITA GUIADA – Espaço Ciência: Visita às Trilhas Ecológica e da Descoberta, Pavilhão de Exposições e as exposições História Química da Humanidade, NanoExplora e Revolução dos Bichos.

***A programação completa de todos os museus está disponível neste link http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/

Comunicação Espaço Ciência
(81) 3183-5528
www.espacociencia.pe.gov.br