EMPRESA PERNAMBUCO DE COMUNICAÇÃO É INSTITUÍDA - TV Pernambuco

Notícias

EMPRESA PERNAMBUCO DE COMUNICAÇÃO É INSTITUÍDA

Hoje, 22 de janeiro de 2013, o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, institui a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). A assinatura do Decreto instituidor, firmada na agenda do governador, será realizada na Sala de Monitoramento do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, às 16h.

A EPC é fruto de três anos de articulação da sociedade civil organizada. Em março de 2010, o articulador cultural Roger de Renor assumiu a diretoria do órgão.  A partir daí, foi nomeado um Grupo de Trabalho, que conduziu seminários abertos para discutir uma nova proposta para a TV pública e diagnosticar as necessidades de mudanças e produzir um relatório de modernização; criar um novo modelo de gerenciamento; iniciar  uma nova grade de programação que respeite os Direitos Humanos, privilegiando a produção local.

Como resultado deste trabalho foi aprovada a Lei 14.404, de 22 de setembro de 2011, que autoriza o Poder Executivo do Estado de Pernambuco a constituir a EPC, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, com finalidade de prestar serviços de radiodifusão pública e gerir a TV Pernambuco. As diretrizes para sua gestão estão também delineadas pelo Estatuto proposto pelo GT e aprovado pela Casa Civil, em 2012.

Saindo do papel, a EPC poderá ser uma referência de mídia pública, trabalhando sob os pilares da participação social e do Direito Humano à Comunicação.