- TV Pernambuco - http://tvpe.tv.br -

Eleitores podem votar no segundo turno mesmo sem ter votado no primeiro

Eleitores que não votaram no primeiro turno, podem votar no segundo. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


Para quem estava com dúvidas sobre as Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica: os eleitores podem votar no segundo turno mesmo que não tenham votado no primeiro ou justificado o voto. A única condição da Justiça Eleitoral é que o título esteja em situação regular. De acordo com o TSE, o título precisa estar ativo, ou seja, não pode estar cancelado ou suspenso. O segundo turno acontece neste domingo (28), das 8h às 17h. Você pode consultar seu local de voto aqui [1].

Os votos de cada turno são considerados independentes pela Justiça Eleitoral e, por causa disso, o não comparecimento em um turno não interfere no outro. Quem perdeu o 1º turno tem até o dia 6 de dezembro deste ano para justificar; já quem não conseguirá votar no 2º, justifica até o dia 27 de dezembro deste ano. Para justificar, basta acessar o Sistema Justifica [2] ou preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral [3], e enviar o documento, via postal, para o juiz da zona eleitoral na qual se inscreve o eleitor. A lista com os endereços está disponível no site do TSE [4]. Cada eleitor tem até 60 dias para enviar após cada turno de votação. É necessário, ainda, enviar algum documento que comprove a impossibilidade de comparecer às eleições.

Estudantes da Escola Estadual Caio Pereira, em Olinda, participaram da preparação das urnas em ação do TRE-PE.


No domingo, 13 estados e o Distrito Federal definirão os governadores e 19 cidades devem escolher os prefeitos. Pernambuco, porém, só vota para Presidente da República. A poucos dias do segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu uma ação em Olinda, no Grande Recife, para levar 12 estudantes da Escola Estadual Caio Pereira para mostrar a preparação das urnas do município. A ideia era que os jovens pudessem ver de perto os testes de inviolabilidade dos equipamentos.

O horário do plantão de atendimento do TRE-PE para eleitores, advogados e público em geral será das 07h às 19h, no sábado (27), e das 05 às 23h, no domingo. Na segunda (29), o departamento funcionará das 10h às 19h.