Eleitores podem votar no segundo turno mesmo sem ter votado no primeiro - TV Pernambuco

Notícias

Eleitores podem votar no segundo turno mesmo sem ter votado no primeiro

Eleitores que não votaram no primeiro turno, podem votar no segundo. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


Para quem estava com dúvidas sobre as Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica: os eleitores podem votar no segundo turno mesmo que não tenham votado no primeiro ou justificado o voto. A única condição da Justiça Eleitoral é que o título esteja em situação regular. De acordo com o TSE, o título precisa estar ativo, ou seja, não pode estar cancelado ou suspenso. O segundo turno acontece neste domingo (28), das 8h às 17h. Você pode consultar seu local de voto aqui.

Os votos de cada turno são considerados independentes pela Justiça Eleitoral e, por causa disso, o não comparecimento em um turno não interfere no outro. Quem perdeu o 1º turno tem até o dia 6 de dezembro deste ano para justificar; já quem não conseguirá votar no 2º, justifica até o dia 27 de dezembro deste ano. Para justificar, basta acessar o Sistema Justifica ou preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, e enviar o documento, via postal, para o juiz da zona eleitoral na qual se inscreve o eleitor. A lista com os endereços está disponível no site do TSE. Cada eleitor tem até 60 dias para enviar após cada turno de votação. É necessário, ainda, enviar algum documento que comprove a impossibilidade de comparecer às eleições.

Estudantes da Escola Estadual Caio Pereira, em Olinda, participaram da preparação das urnas em ação do TRE-PE.


No domingo, 13 estados e o Distrito Federal definirão os governadores e 19 cidades devem escolher os prefeitos. Pernambuco, porém, só vota para Presidente da República. A poucos dias do segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu uma ação em Olinda, no Grande Recife, para levar 12 estudantes da Escola Estadual Caio Pereira para mostrar a preparação das urnas do município. A ideia era que os jovens pudessem ver de perto os testes de inviolabilidade dos equipamentos.

O horário do plantão de atendimento do TRE-PE para eleitores, advogados e público em geral será das 07h às 19h, no sábado (27), e das 05 às 23h, no domingo. Na segunda (29), o departamento funcionará das 10h às 19h.