Documentário sobre a revolução de 30 é exibido nesta sexta (24), a partir das 22h, na TV Brasil e TVPE - TV Pernambuco

Notícias

Documentário sobre a revolução de 30 é exibido nesta sexta (24), a partir das 22h, na TV Brasil e TVPE

O documentário Revolução de 30, de Sylvio Back, é a atração do Programa de Cinema de sexta (23), às 22h. O filme trata do movimento tenentista e da Revolução de 1930, com comentários dos historiadores Bóris Fausto, Edgar Carone e Paulo Sérgio Pinheiro.

Revolução de 30 é um filme-colagem de uma trintena de documentários e filmes de ficção dos anos 20, culminando com cenas inéditas da Revolução de 1930. Todo em preto-e-branco, o principal tônus é a excelência restauração fotográfica de suas imagens, emoldurada por uma trilha sonora autêntica, de rara beleza e qualidade de emissão. Duas horas de estupefação, gargalhadas, esgares inesperados, achados anedóticos e ironias sorrateiras.

Filho de imigrantes que vieram para o Brasil em 1935, pai judeu húngaro e mãe alemã, Sylvio Back tem uma vasta filmografia, onde o foco mais corrente é o ataque ao patriotismo brasileiro. Com 71 prêmios nacionais e internacionais, é considerado um dos cineastas brasileiros mais conceituados. Seu último filme Lost Zweig foi lançado timidamente nos cinemas brasileiros, mas teve ampla participação em festivais, levando vários prêmios. O seu filme mais conhecido é Aleluia Gretchen, de 1976. Reprise. 118 min.

Ano: 1980. Gênero: Documentário. Direção e Roteiro: Sylvio Back

da Tv Brasil