Conheça um paraíso a céu aberto do nordeste brasileiro, no Caminhos da Reportagem - TV Pernambuco

Notícias

Conheça um paraíso a céu aberto do nordeste brasileiro, no Caminhos da Reportagem

No Expedições de terça-feira (6), às 19h30, exibido na TV Brasil e retransmitido pela TV Pernambuco,  uma aventura pela região de dunas costeiras, típicas do nordeste brasileiro, desde o Delta do Parnaíba, no Piauí; até os Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam o fenômeno das areias que são lançadas ao mar no Delta e, depois, levadas pelos ventos, para formar o mar de dunas dos pequenos lençóis e dos Lençóis Maranhenses.

Imagens de satélite, captadas do espaço, mostram as manchas brancas, em destaque, no meio do verde e do azul do oceano. Essas imagens, detectam as magníficas formações da natureza, nesse litoral. Os ventos, vindos do Atlântico, sopram sempre de leste para oeste. E, a cada momento, as dunas ‘andam’ e avançam sobre tudo o que está no caminho.

Nessa viagem à região do Delta do Parnaíba aos Lençóis Maranhenses, formada de cerca de 35% de área no Piauí e 65% no Maranhão, Expedições mostra a natureza exuberante e a riqueza cultural do litoral dois estados. O programa estampa ao público a fartura de peixes, os ninhais de garças e guarás vermelhos; macacos que catam e comem caranguejos do mangue; comunidades isoladas, catadores de caranguejo e pescadores artesanais. Sem falar do artesanato de palha de carnaúba; e a famosa renda do Delta do Parnaíba. Uma viagem fascinante, seguindo o caminho dos ventos alísios, nesse litoral do nordeste brasileiro.

Da TV Brasil