Cine Pendrive exibe "O Boi que encanta, teima e sobrevive", nesta terça, às 18h30 - TV Pernambuco

Notícias

Cine Pendrive exibe “O Boi que encanta, teima e sobrevive”, nesta terça, às 18h30

Nesta terça (24), você tem a oportunidade de rever o filme “O Boi que encanta, teima e sobrevive”, que fala sobre o boi Tira Teima do município de Caruaru, interior de Pernambuco. O documentário é uma realização de Carlos Plácido e Thomás Alves, que  conta a história da comunidade localizada no Loteamento Cidade Jardim e traz depoimentos dos integrantes e responsáveis pela brincadeira de boizinho, como Mestre Gercino, falecido no dia 16 de Julho de 2011.

Hoje em dia o grupo se apresenta durante todo o ano em festas do calendário caruaruense e não apenas mais no Carnaval. Entre os personagens que desfilam estão boi, Satanás, pica-pau, urubu, índia, índio, Jaraguá, cavalo-marinho, vaqueiro, mulher do vaqueiro, Mateus, Catirina e pastoras.

O boi Tira Teima é o último em atividade naquela cidade, segundo declaração do historiador e pesquisador Walmiré Dimeron. Outros artistas ligados ao boi como o fotógrafo Antônio Preggo, o músico Valdir Santos e o artesão Manuel Eudócio, todos de Caruaru, possuem trabalhos inspirados na manifestação cultural e enriquecem o filme com seus depoimentos.