Chamada para a diversidade: TVPE apoia 5ª edição do Recifest - TV Pernambuco

Notícias

Chamada para a diversidade: TVPE apoia 5ª edição do Recifest

Estendendo-se até o dia 30 de novembro, o  Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero promove atividades artísticas e formativas gratuitas no município de Caruaru.

Pela primeira vez com programação estendida ao interior de Pernambuco, o 5º RECIFEST – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero é recebido pelo município de Caruaru nesta segunda-feira (27), com o Drag Queen Curso, onde segue até o dia 30 de novembro com atividades formativas, mostras nacionais e internacionais de cinema, lançamentos e apresentações de outras linguagens artísticas. Nascido no Recife em 2013, o evento audiovisual se propõe a distribuir, fomentar e pensar a filmografia produzida por pessoas LGBTQs com ações para além da capital pernambucana. O festival produzido pela Panela Produções Culturais e Casa de Cinema de Olinda, incentivado pelo Funcultura do Governo do Estado e também por parceiros locais de forma voluntária e colaborativa, contempla uma diversificada programação direcionada à temática queer, convidando o espectador a pensar de que forma esta criação se apresenta.

Cena do filme “Pele Suja Minha Carne”, em exibição no festival.

Com a estreia em Caruaru, o 5º RECIFEST promove e amplia geograficamente as discussões acerca dos gêneros e das sexualidades. A regionalização acontece graças a parcerias estreitadas com agentes culturais do município agrestino. A produtora Carla Francine aponta que “as atividades formativas passaram de duas a cinco durante o período de pré-produção do evento devido à colaboração de vários atores, oficineiros e coletivos que chegaram junto”, a exemplo da OCA – Oficina de Cinema de Animação, executada pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação (Thiago Delácio e Jonattas Tavares) e da Oficina Mídia e Transexualidade, ministrada por Sofia Fragoso e Luiz Lopes e construída em parceria com o coletivo Lutas e Cores de Caruaru, que junto ao Drag Queen Curso compõem a grade caruaruense. A programação completa do Recifest pode ser conferida no SITE do festival.

ESTREIA –  Ainda dentro da temática da diversidade sexual, estreia esta semana na TV Pernambuco a nova temporada do Erosdita. O programa, apresentado por Julieta Jacob, contará com 12 episódios inéditos e vai ao ar toda sexta-feira, às 18h, a partir do dia  1º de dezembro.

Para abrir a temporada, o Erosdita discute a violência sexual na infância com a participação de Cinthia Sarinho, psicóloga e mobilizadora do canal Futura. O programa também traz uma reportagem com a escritora e pedagoga, Caroline Arcare, autora do livro infantil “Pipo e Fifi”, que ajuda as crianças a aprenderem a diferença entre um toque de afeto e um toque abusivo, aprendizagem fundamental para a prevenção da violência sexual.