Candomblé e o coco de umbigada no Oncotô? - TV Pernambuco

Notícias

Candomblé e o coco de umbigada no Oncotô?

O segundo episódio do programa Oncotô?, exibido na TV Pernambuco, nesta terça-feira (26), às 20h, mostra a cultura do candomblé nos estados nordestinos.

Em Pernambuco, o emissário Omar Salomão vai até Olinda para uma visita ao terreiro de Beth de Oxum. Ele vai mostrar o ritmo do Coco de Umbigada, entre outras formas de manifestação da religião de origem africana, o candomblé. Na Bahia, o emissário Vicente Coelho mostra  a Festa de Exu e explica a mitologia dos orixás. Já a emissária Júlia Barreto passeia pelo centro histórico de São Luís, no Maranhão, e apresenta a arquitetura do local. Ela aproveita também para bater um papo com Dona Luzia, uma Caixeira da Casa Nagô e com Sebastião Cardoso, que conta a história da Festa do Divino.

O Oncotô? é uma produção da TV Brasil com a Filmes do Equador e tem direção de Daniel Tendler e José Luiz Jr. No total são 28 episódios que desvendam curiosidades da história brasileira e as influências estrangeiras, culturais e religiosas. Com apresentação de Jorge Mautner, o programa faz uma jornada de descobertas nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.