Caminhos da Reportagem debate a divisão do Estado do Pará - TV Pernambuco

Notícias

Caminhos da Reportagem debate a divisão do Estado do Pará

Caminhos da Reportagem debate a divisão do Estado do Pará

Caminhos da Reportagem debate a divisão do Estado do Pará

Pela primeira vez o Brasil vai fazer uma consulta popular para decidir sobre divisão de um Estado. O plebiscito ocorrerá em dezembro para saber se o Pará vai ser dividido em três, criando também os estados de Tapajós e Carajás.

O Caminhos da Reportagem desta quinta (10), às 21h, percorreu as três regiões, ouviu os paraenses, especialistas e conheceu as diferenças regionais e os desafios que esse grande Estado enfrenta.

A campanha das frentes que defendem ou que são contra a proposta de divisão está nas ruas dividindo opiniões. O Pará é o segundo maior estado do país, guarda realidades distintas. Abriga uma natureza exuberante, nos rios que se perdem na Floresta Amazônica, na diversidade da vida e nos cenários impressionantes das praias de água doce.

Mas é espaço de disputas pela terra e pela riquezas do solo. Do ouro da Serra Pelada, que atraiu milhares de migrantes atrás de fortuna, à extração mecanizada do ferro na maior mina do mundo. Um lugar de contrastes, onde grandes empreendimentos convivem com um alto índice de desigualdade social.

Repórter – Lucas Rodrigues
Cinegrafista – Gilvan Rocha
Auxiliar Técnico – Lúcio Neto
Editora de Texto – Conchita Rocha
Editor de Imagens: Tyrone Alencar, Thyago Ferreira de Castro e Roberto Stuckert
Finalização e Arte: Roberto Stuckert

Da TV Brasil