Brasil no período holandês é o tema do Expedições desta semana - TV Pernambuco

Notícias

Brasil no período holandês é o tema do Expedições desta semana

Embarque nesse período da história brasileira que deixou fortes influências culturais na região Nordeste do país!

Da TV Brasil

O Expedições de terça-feira (27), às 19h30, volta no tempo e mergulha em um período importante do Brasil Colônia, o “Brasil dos Holandeses”. O domínio holandês no Nordeste brasileiro mudou a história da região e deixou um precioso legado cultural para o país.

A primeira invasão holandesa ao Brasil ocorreu em 1624, com a conquista de Salvador, capital administrativa da Colônia, na capitania da Bahia. A ocupação durou apenas um ano, porque a Espanha, aliada a Portugal, enviou uma poderosa armada para expulsar os invasores. Quatro anos mais tarde, os holandeses atacaram a capitania de Pernambuco, estabelecendo-se em 1630, em Olinda e Recife. Iniciaram, então, a conquista do Nordeste brasileiro.

De 1637 a 1644, a administração do Conde Maurício de Nassau transformou a vida na capitania de Pernambuco ao criar um núcleo urbano, cultural, científico e comercial, em Recife: a cidade Maurícia. Além de dinamizar a economia, Nassau trouxe artistas e cientistas para estudar as potencialidades das terras brasileiras.

Para contar toda essa aventura, que termina em 1654, com a assinatura da rendição holandesa, Paula Saldanha entrevista os pesquisadores Hugo Coelho, Leonardo Dantas e o autor Pedro Correa do Lago. A equipe do Expedições documenta uma vasta coleção de quadros do Brasil Colônia/Império, no Instituto Ricardo Brennand, inclusive. E, principalmente, obras de Frans Post e Albert Eckhout.