Audiência debate financiamento de mídia alternativa - TV Pernambuco

Notícias

Audiência debate financiamento de mídia alternativa

 

Nesta segunda-feira (27), em Recife, será realizada uma audiência pública para debater as formas de financiamento para as mídias alternativas. A sessão faz parte das atividades da subcomissão especial da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara de Deputados, cuja relatoria é da deputada Luciana Santos, e acontecerá a partir das 9h no Auditório Benício Dias do Museu do Homem do Nordeste – Fundaj (Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte).

O debate contará com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, do jornalista Ivan Moraes, do centro Cultural Luiz Freire, além de representantes da sociedade civil organizada.  Para a deputada Luciana expor os trabalhos da subcomissão para a análise e contribuição da população é fundamental para a o fortalecimento da mídia alternativa e consequentemente para a democratização da comunicação no país.

A subcomissão

Sugerida pela deputada Luciana Santos, a subcomissão de financiamento de mídia alternativa foi instalada em dezembro de 2011 com o objetivo de discutir mecanismos que possam democratizar o acesso, a produção e a divulgação da informação desde blogs até rádios comunitárias. O ponto de partida para os trabalhos na casa foram as diretrizes para o financiamento da mídia alternativa tomadas pela I Conferência Nacional de Comunicação. Ao final dos trabalhos, a subcomissão deverá apontar um caminho para a formulação de uma política pública para financiamento desses órgãos de mídia.  Para a deputada, esse caminho deve incluir não só o uso de verbas de publicidade governamental, como também o uso de recursos de fundos públicos, como o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), constituídos por meio de contribuições de empresas privadas de comunicação.