Alcoolismo será tema dessa semana em Caminhos da Reportagem - TV Pernambuco

Notícias

Alcoolismo será tema dessa semana em Caminhos da Reportagem

O programa que vai ao ar nesta quinta-feira (29/06) às 22h, conta a história de homens e mulheres que lutam contra o vício e as dificuldades causadas pela dependência do álcool, conquistando vitórias a cada dia. Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado em 2012, pelo menos 50% da população brasileira acima de 18 anos consome bebida alcoólica. A média é de quase nove litros de álcool por pessoa a cada ano, valor bem acima da média mundial, que é de aproximadamente seis litros por pessoa. Outro dado do Lenad aponta que, aqui no Brasil, as pessoas começam a experimentar a bebida cedo: 5% dão o primeiro gole aos 11 anos e 37% começam a beber entre os 15 e os 17 anos.

Alcoolismo – Reprodução: http://www.alcoolismo.com.br

Segundo o Ministério da Saúde, o alcoolismo é o principal motivo para internação por transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas. Ele também é responsável pelo afastamento das pessoas do trabalho e, ainda, o principal fator que gera aposentadorias.

O Caminhos da Reportagem mostra que é possível superar o alcoolismo. Especialistas explicam que os dependentes podem alcançar a reabilitação, desde que tenham tratamento adequado. Entre as alternativas estão os serviços gratuitos oferecidos pelos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) e pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). “A intenção é que essas pessoas voltem a ser sujeitos de direito, que voltem a trabalhar e exerçam em plenitude sua cidadania”, explica a psicóloga Fabiana Faria.

Fonte: TV Brasil

 

Este programa pertence á TV Brasil, sendo retransmitido para todo o estado de Pernambuco através da TVPE.