Alcântara, no litoral norte do Maranhão, é a cidade que o Expedições vai apresentar nesta terça (20), às 18h30 - TV Pernambuco

Notícias

Alcântara, no litoral norte do Maranhão, é a cidade que o Expedições vai apresentar nesta terça (20), às 18h30

O Expedições (TV Brasil) desta terça (20), às 18h30, percorre as ruas da cidade de Alcântara, litoral do Maranhão.
Desde os anos setenta, Paula Saldanha e Roberto Werneck visitam a cidade. Apesar de ser considerada por muitos como uma cidade parada no tempo por causa de suas inúmeras ruínas, a cada viagem, ela revela novas histórias e ângulos.

A cidade foi fundada em uma área antes ocupada por tribos indígenas. Com a chegada dos colonizadores portugueses, aos poucos ela se transforma na sede da aristocracia rural maranhense.

O programa desta semana mostra a importância da numerosa presença de negros descendentes dos milhares de escravos que aportaram na região. Em uma de suas muitas comunidades quilombolas, apesar da pobreza, as tradições são cultivadas em forma de dança e artesanato.

O documentário percorre, ainda, o ecossistema mais abundante da costa maranhense, o mangue, que, caprichosamente, revela surpresas de sua fauna e flora.

O Expedições registra ainda a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais famosas festas católicas do Maranhão. Mas as surpresas de Alcântara parecem não ter fim. Na ilha do Cajual, que pertence ao município, cientistas descobriram um número expressivo de fósseis de dinossauros que chama a atenção de paleontólogos de todo o mundo.

Da TV Brasil