Acorda Povo do Cambinda Estrela acontece nesta segunda-feira (22) no bairro de Campina do Barreto, no Recife - TV Pernambuco

Notícias

Acorda Povo do Cambinda Estrela acontece nesta segunda-feira (22) no bairro de Campina do Barreto, no Recife

Campina do Barreto realiza Acorda Povo

Cortejo segue pelas ruas da comunidade Chão de Estrelas à zero hora do dia 22

O Centro Cultural Cambinda Estrela realiza, a partir da zero hora desta segunda-feira (22), o Acorda Povo do Cambinda Estrela, no bairro de Campina do Barreto, no Recife. A iniciativa tem o intuito de reavivar as manifestações tradicionais das comunidades e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Núcleo da Cultura Afro Brasileira.

O Acorda Povo é marcado pela celebração das crenças e da fé. Antes de sua saída, às 20h do domingo (21), acontece uma louvação ao orixá Xangô, em frente a sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela, na Rua Doutor Elias Gomes, nº 420, Campina do Barreto. Às 23h o local se torna palco da concentração para o início da caminhada, que só saí à meia-noite do dia seguinte.

Na ocasião, haverá o cortejo do andor e bandeiras de São João e do orixá Xangô pelas ruas da comunidade de Chão de Estrelas. A procissão conta com a presença do grupo Coco dos Pretos e da Mestra Ana Lúcia do Amaro Branco. Ao longo do percurso, os moradores são convidados a integrar a comemoração.

 

SINCRETISMO – Desde sua origem o ciclo junino é caracterizado pelo envolvimento popular. Marcado pela comemoração em agradecimento à fartura dos tempos de colheita, tem, dentre os santos celebrados, São João, “o santo festeiro” como principal padroeiro do período. Inicialmente cristão-católico, o Acorda Povo teve incorporado ao longo dos anos elementos de religiões afro-brasileiras, um dos motivos para o orixá Xangô, considerado na cultura afro o orixá da fartura, ser comumente representado pela imagem de São João. Esta fusão tornou a manifestação amplamente sincretista.

SERVIÇO

Acorda Povo do Cambinda Estrela – Ano 7

Quando: domingo, 21 de junho

Horário: a partir das 20h; cortejo à meia noite

Local: Sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela, na Rua Doutor Elias Gomes, nº 420. Campina do Barreto – Recife

Informações: 98848.2897

 
Fonte: Cultura Recife – Assessoria Secult e FCCR <cultura@recife.pe.gov.br>