A beleza da musicalidade africana no Toda Música de sábado - TV Pernambuco

Notícias

A beleza da musicalidade africana no Toda Música de sábado

Músicalidade africana no Toda Música desta semana. Foto: Divulgação

Bongar em foco no Toda Música desta semana. Foto: Divulgação

A TV Pernambuco exibe neste sábado (09), a partir das 19h, mais um episódio do programa Toda Música, com apresentação de Tila Chitunda. Desta vez, o telespectador vai dançar ao som do grupo Bongar, conhecer quem é o Mestre Maureliano, famoso por seus tambores, e acompanhar um ensaio no estúdio da Bantus Reggae.

O grupo Bongar é formado por seis jovens do Terreiro Xambá, no Quilombo Portão do Gelo, em Olinda. Desde pequenos, eles vivenciam a musicalidade e os toques no terreiro. Além de cantar, tocar e dançar por onde passa, o Bongar aproveita pra divulgar a cultura e as tradições religiosas do Terreiro.

No quadro Mundo Música a apresentadora Tila Chitunda visitou o ateliê do Mestre Maureliano e lá descobriu como são confeccionados os tambores Barravento, usados pelos músicos da Nação Zumbi.

Maureliano explica como se faz um tambor desse. Foto: Divulgação

Maureliano explica como se faz um tambor desse. Foto: Divulgação

No quadro Ensaio você vai entrar no clima de paz com a Bantus Reggae, estudantes da tradição Rastafari. Eles fazem do som uma expressão de resistência cultural. Assista ao Toda Música e conheça um pouco mais deste contexto da musicalidade afro-descendente, quebre as barreiras, os preconceitos e liberte a mente. O Toda Música é um programa independente, com patrocínio da FUNDARPE e co-produção da TVPE.

Bantus Reggae é o Ensaio da semana. Foto: Divulgação

Bantus Reggae é o Ensaio da semana. Foto: Divulgação