16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher - TV Pernambuco

Notícias

16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Desde 1981, o dia 25 de novembro marca o dia de luta pelo fim da violência contra as mulheres. A data foi escolhida por marcar a morte das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Por esta razão, a Organização das Nações Unidas lançou a campanha Pinte seu Mundo de Laranja – cor do movimento – que propõe à população em geral realizar ações para alaranjar o mundo durante 16 dias (de 25 de novembro a 10 de dezembro).

mundo laranja

Entre as sugestões estão as de iluminar salas e edifícios, amarrar fitas laranjas em locais permitidos ou realizar paradas ou desfiles. O importante é aumentar a atenção para a questão, que, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, deve atingir até 60% das mulheres e meninas no mundo inteiro.

No Recife, nesta quarta-feira, 27, o Fórum de Mulheres de Pernambuco realiza uma audiência pública para exigir a implementação do PLC 03/2013, que dispõe sobre o atendimento a vítimas de violência sexual.