‘Janela Molhada’ na reprise do Cine Pendrive desta terça (25) - TV Pernambuco

Notícias

‘Janela Molhada’ na reprise do Cine Pendrive desta terça (25)

Filme presta homenagem a Adriana Falangola, atriz remanescente do Ciclo de Cinema do Recife, hoje com 93 anos.

O Cine Pendrive desta terça-feira (25/10), exibido na TVPE, às 17h30, vai reprisar o curta-metragem, ‘Janela Molhada’, do documentarista pernambucano Marcos Henrique Lopes. O filme foi realizado entre Recife e São Paulo, e aborda os Ciclos Regionais de Cinema no Brasil, a imigração européia e a técnica de recuperação das películas da época.

Em Pernambuco, os primeiros registros de cinema feitos em série eram relativos ao Ciclo de Cinema do Recife (1923-1931), um dos principais ciclos de cinema nacionais, a exemplo do Ciclo de Campinas e de Cataguazes. O pouco material que ainda existe da época permanece em nitrato e necessita de recuperação, através do processo Janela Molhada.

Para explicar o tal processo, o filme conta com depoimentos de especialistas na restauração de imagens raras e filmes mudos no Brasil como Luciana Araújo, Carlos Eduardo de Freitas e Luiza Malzon, além de Carlos Roberto de Souza, diretor da Jornada do Cinema Silencioso e pesquisador do período de cinema mudo.

A direção de fotografia é de Carlos Ebert (O Bandido da Luz Vermelha (68), de Rogério Sganzerla, O Rei da Vela (83), de José Celso Martinez Correa, À Margem da Imagem (05), de Evaldo Mocarzel e Um Homem de Moral (09). A montagem é de Fernando Foninie a trilha sonora de Peter Scherer