Programa Especial deste sábado (01) mostra o dia-a-dia de irmãos que convivem com o autismo - TV Pernambuco

Imprensa

Programa Especial deste sábado (01) mostra o dia-a-dia de irmãos que convivem com o autismo

Laura, de 15 anos, tem síndrome de Asperger e é irmã de Beatriz (18). “Eu tinha mais ou menos seis anos e minha mãe começou a explicar sobre o autismo, aí eu comecei a perceber. Porque antes, para mim, ela era uma irmã, não percebia”, revela a irmã mais velha.

Os irmãos Ivonete e Antônio são muito unidos. Ivonete, que tem deficiência visual, diz que os pais não podem tratar filhos com e sem deficiência de maneira diferente: “É muito importante que os pais não façam uma distinção entre o que tem deficiência e o que não tem. (…) É claro que a pessoa com deficiência tem particularidades, mas é importante que exista carinho para todos, que exista uma inclusão dentro da própria família. Porque aí a gente vai sair para o mundo mais forte, que foi o que ocorreu dentro da minha família.”

Reportagem de Fernanda Honorato mostra a relação do ator e judoca Breno Viola, que tem síndrome de Down, com os irmãos, Mário e Kamille. “Aprendi muito com eles”, diz Breno, “e eles também aprenderam muito comigo. Eu posso dar graças a Deus de ter esses dois irmãos.”

O programa vai ao ar sábado às 9h30, na TV Brasil.