Apresentação - TV Pernambuco

Apresentação

Com sede na cidade de Caruaru, agreste pernambucano, a TV Pernambuco é uma emissora pública de televisão vinculada ao Governo de Estado de Pernambuco.

Em 2009, fruto de debates sobre a Comunicação Pública levantados pela sociedade civil organizada, foi criado um Grupo de Trabalho, comandado pelo produtor cultural Roger de Renor, que assumiu também a Direção da TV Pernambuco, iniciando seu processo de transição, rumo a uma emissora pública de qualidade e gerida com participação social.

Com a finalização do relatório deste Grupo de Trabalho, em 2010, no qual se apontaram as diretrizes primeiras para a formação de uma empresa pública de comunicação, a TV Pernambuco tem trabalhado com base na divulgação da cultura, da ciência e de outros temas relevantes ao cidadão, além de realizar a cobertura de eventos importantes como o Carnaval do Recife, o São João de Caruaru e o Festival de Inverno de Garanhuns.

Também alicerçada nessas diretrizes, a emissora abre espaço para o diálogo com a produção independente, sendo canal de veiculação de programas e produtos para televisão financiados pelo Funcultura, como Pé na Rua, Toda Música e Cine Pendrive. Além de parcerias institucionais com a UPE, SECMulher, CEPE, Espaço Ciência, FUNDARPE, UFPE Agreste, MPPE, AESO, ALEPE e TVU.

Em 2013 a TV Pernambuco passou a integrar a Empresa Pernambuco de Comunicação – EPC. A partir de 2014 firmou parceria com a EBC/TV Brasil e se vinculou a Rede Nacional de Comunicação Pública.